domingo, 9 de outubro de 2011

Dicas de Organização

COMO ORGANIZAR FOTOGRAFIAS

Seja amante ou não de fotografias, não há lar que não tenha recordações de momentos especiais. Se houver criança na mesma casa, então, com certeza haverá fotos de cada sorrisinho. É muito bom recordar dias felizes e pessoas que estimamos. Por isso, exija-se dedicação para colocar as fotos em ordem.
Primeiramente, junte todas as fotos que estão espalhadas pela casa numa única caixa. Com tudo a sua frente, você vai observar e decidir como organizá-las. As fotos podem ser separadas por assunto, viagens, aniversário, filhos, datas, ou como preferir. Eu costumo separar por datas, pois nesse caso você pode ter uma única linha do tempo em que sua família será a protagonista.
Para que suas fotos sejam conservadas e você realmente curta relembrar momentos especiais, é preciso que elas estejam em álbuns, pois fotos soltas e espalhadas não encorajam ninguém a vê-las. Antes de sair comprando álbuns, é preciso selecionar todas as fotografias e então ver o que será preciso realmente comprar. Antes de tudo, tenha em mãos sacos plásticos, etiquetas adesivas, caneta, e uma caixa com 25 cm de largura aproximadamente. Cole as etiquetas adesivas no canto superior do saco plástico e escreva o ano inicial ou o assunto. Deixe os sacos plásticos dentro da caixa e vá guardando as fotos dos anos correspondentes. Se as fotos ja estiverem dentro de álbuns da loja em que foram reveladas, deixe em um primeiro momento assim. Depois tudo será arrumado.
Quando as fotos já estiverem em sacos plásticos por ano, pegue cada ano e separe-as por tamanho, para que possa ver que tamanho de álbuns precisará. Lembre-se que os álbuns tem tamanho padrão, ou seja, 10 x 15 cm, 13 x 18 cm, 15 x 21 cm, 20 x 25 cm, ou álbuns. Conte quantas fotos há de cada tamanho para cada ano. Marque em uma folha a quantidade de cada tamanho para cada ano, faça uma tabela, conte quantas fotografias tem por tamanho e anote por ano.

ANO                10 x 15                  13 x 18                 15 x 21                20 x 25

Atualmente existe uma variedade de álbuns com diferentes acabamentos, estilo e preços. Se você tem muitos negativos, vale a pena investir em álbuns próprios para negativo. Caso contrário, armazene tudo em uma caixa de sapato por exemplo.
Se possível arrume uma estante ou um armário na sua sala para guardar todos os álbuns. Pode ser agradável chegar uma visita em casa e, juntos, recordarem momentos agradáveis. O importante é que estejam todas juntas e fáceis de ser localizadas, podendo assim cumprir sua função, que é recordar. Uma dica importante para conservar as fotos e mantê-las num local seco e arejado: Se estiver em gavetas ou caixas mantenham juntos produtos que ajudam a retirar a umidade, como lajotas de cedro, sílica, gel, giz branco, etc.

FOTOS DIGITAIS

É importante que essas fotos fiquem em CD'S ou em pen drives, para não correr o risco de perdê-las caso haja algum problema em seu computador.
Tenha um porta CD'S somente para suas fotos e escreva em cada CD o período correspondente. O ideal é que estejam organizadas por data. Por exemplo, um CD por ano ou para cada seis meses, dependendo do número de imagens que há. Crie automaticamente pastas por dia ou por mês, sempre colocando o ano na frente para que fique mais rápido na hora de localizá-las, por exemplo: 2011-11-09. Existe também a possibilidade de criar uma conta em sites específicos para armazenar fotos digitais, mas ainda assim o ideal é que se tenha backup (reserva) de suas imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...