domingo, 2 de outubro de 2011

É DIA DE FAXINA

É DIA DE FAXINA
Apesar de todos os seus cuidados diários com a casa, uma limpeza geral se faz necessária de vez em quando.  A seguir leia algumas dicas de como fazer, com a ajuda ou não da diarista.







Limpeza geral: Um guia prático

Janelas – Limpe os vidros com a ajuda de um pano limpo úmido. O jornal amassado embebido com álcool faz milagres. Se preferir use produtos específicos para a limpeza de vidros.
Paredes – Se for tinta lavável ou papel de parede, use um produto de limpeza dissolvido em água e passe um rolo limpo de tinta.
Cortinas – Retire os ganchos para lavá-las bem. Se forem grandes, pesadas ou de tecidos delicado, é melhor mandar para a lavanderia. Passe o aspirador de pó nos trilhos.
Lustres – Tire a poeira com pano úmido ou escova. Passe aspirador nas cúpulas dos abajures.
Carpetes – Passe o aspirador para tirar a sujeira mais grossa. Aplique um produto apropriado e, depois de secar, passe o aspirador novamente.
Assoalho encerado – Se estiver encardido, esfregue com um produto próprio ou com um pouco de vinagre. Depois, aplique a cera líquida para dar brilho.
Quarto: Capriche e durma tranqüila
Roupas de cama – Examine as que estão guardadas há muito tempo para ver se não há manchas de mofo. Faça o mesmo com as tolhas de banho e de mesa. Lave na máquina.
Colcha e cobertores – Deixe arejar. Se precisar, lave em dia ensolarado para secar bem.
Cama – Limpe o estrado com um pano ou uma esponja úmida. Se preferir passe o aspirador.
Travesseiros e almofadas – Se o enchimento for sintético (espuma, por exemplo), lave na máquina ou leve a lavanderia. Mas é melhor separar o enchimento do forro para lavar apenas este último.
Objetos – Para limpar peças de decoração, livros e brinquedos, passe o aspirador de pó com delicadeza e, se necessário uma flanela seca.
Móveis – Retire a poeira e passe um lustra móveis.
Armários: Ordem é fundamental.
Retire tudo dos  guarda- roupas e passe o aspirador de pó nos cantos que acumulam poeira.
Algumas roupas que você  não usa há muito tempo provavelmente estarão amareladas. Com cheiro estranho e até com manchas de mofo. Separe para lavar, doar, descartar e consertar.
Cozinha: Brilho e higiene
Armários – Aproveite para se desfazer de produtos vencidos e verifique para ver as datas de validade.
Fogão – Se as peças estiverem quentes, fica mais fácil limpar. Certifique se está tudo desligado antes de tirar as bocas. Deixe as peças de molho na pia com um produto próprio para tirar gorduras e as crostas. Para limpar o forno, use um produto apropriado.
Coifa – Depois de tirar a grade, separe o filtro e deixe de molho com detergente para limpar profundamente. Se estiver muito gasto, troque por um novo.
Geladeira e freezer - Mesmo que tenham descongelamento automático, é preciso limpá-los por dentro. Tire os alimentos e embalem em jornais para manter a temperatura. Retire as peças desmontáveis e lave em água corrente. Por dentro, passe um pano molhado em água e sabão de coco (evite detergentes ou produtos abrasivos).
Azulejos - Cuidados com as tomadas e instalações elétricas quando for lavar (não deixe entrar água). Para dar brilho às torneiras, esfregue com jornal velho.
Piso - Afaste os móveis e limpe atrás e embaixo. Lave bem o chão com detergente. Para remover marcas e arranhões, passe um pano com água e vinagre.
Sala de Jantar: Veja os Detalhes
Peças de porcelana - Mergulhe-as na água com um pouco de detergente. Enxágüe e deixe secar. Não esfregue.
Objetos e superfícies de vidro - Limpe com seu produto preferido ou mergulhe numa solução de água, vinagre e saquinhos de chá.
Talheres – Limpe os de prata com produto especial. Para tirar manchas, passe um pouco de sal.
Sala de Visitas: Atenção à Mobília
Sofás e poltronas – Passe o aspirador e lave os forros, se forem de tecido. O couro exige um produto específico para não ressecar (procure nos supermercados).  Forros sintéticos podem ser limpos com água e sabão.
Mobília envernizada – Passe um pano embebido com um pouco de vinagre e depois aplique um lustra-móveis.

Banheiros: Tudo Limpo e Brilhante

Armários – Esvazie para limpar bem. Tire a poeira de cada objeto antes de colocar de volta. E não se esqueça: Jogue fora todos os medicamentos velhos ou com data de validade vencida.
Vaso sanitário Deixe o assento de molho em produto desinfetante. Limpe bem as peças. Use escova com cabo longo para lavar o vaso por dentro.
Chuveiro - Retire e limpe com escovinha para desentupir os furinhos. Lave bem os vidros do boxe ou a cortina.
Pisos e azulejos – Use detergente ou desinfetante. Esfregue os azulejos e os arremates entre eles com uma escova de cerdas duras.

Fonte: Bagunça Organizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...