terça-feira, 1 de novembro de 2011

VIDA MAIS LONGA AOS MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS

Compras de móveis e eletrodomésticos são muito dispendiosas. Uma maneira de adiar ou evitar isso e de não cair em uma onda de consumismo, é manter em bom estado o que você já tem. Como quase tudo é produzido para durar anos, essa tarefa não é pesada.

MÓVEIS
- A limpeza é uma parte importante na conservação da mobília. Para mesas, cadeiras ou móveis entalhados basta uma flanela e um pincel de pêlos duros para as reentrâncias (curvas).
- Um pano úmido e sabão de coco são recomendados para superfícies entalhadas. Para enxaguar, use apenas o pano úmido. Se quiser incrementar o brilho, utilize cera incolor e uma flanela, duas vezes ao ano. 
- Estofados devem ser limpos com aspirador, uma escova (no sentido do fio do tecido) e, se houver manchas, benzina.
- Para tirar arranhões de móveis de nogueira passe no local um pedaço de noz crua, arranhões em mogno utilize cera marrom em pasta.
- Arranhões em madeira clara são eliminados com uma mistura de álcool e iodo (partes iguais) aplicada com cotonetes. Encere em seguida e lustre.
- Um polidor de móveis pode ser aplicado uma vez a cada dois meses, em pouca quantidade.

ELETRODOMÉSTICOS
- A geladeira deve ficar longe do fogão ou forno e nunca exposta ao sol.
- A limpeza mensal do filtro do ar condicionado facilita seu funcionamento.
- Nunca coloque toalhas para secar sobre a serpentina da geladeira, isso danifica o motor.
- Forrar as prateleiras com toalhas plásticas ou enche-las muita dificulta a circulação do ar na geladeira e força o motor.
- Em sua limpeza nunca use detergentes ou produtos corrosivos. Sabão neutro em pano molhado é ideal para a parte externa da geladeira. No seu interior passe uma mistura de água (1 copo) com bicarbonato (1 colher de sopa), que eliminará todos os odores.
- Freezer, essa mesma mistura é também muito eficiente.
- Após a limpeza, enxugue muito bem todas as peças desses dois aparelhos.
- Nunca puxe seu aspirador de pó pelo tubo. E encaixe muito bem as peças antes de ligá-lo.
- Para limpá-lo, inverta o tubo e deixe que o ar saia de dentro para fora.
- Guardar o aspirador com a mangueira dobrada é antecipar sua deformação ou quebra. Evite isso.
- Na parte externa da lava louças ou da máquina de lavar roupas, não use abrasivos, solventes, ou álcool. Limpe com pano úmido.
- Quando terminar cada sessão de lavagem de roupas, deixe a máquina seca, limpe e com a tampa aberta, para evitar umidade interna.
- De seis em seis meses, encha a máquina de lavar com água morna e três litros de vinagre branco. Faça-a funcionar por um ciclo completo. Isso vai deixá-la limpíssima por dentro.
- O excesso de sabão em pó no bocal do agitador devem ser eliminado uma vez por mês.
- Girar em falso pode inutilizar ou quebrar as peças do seu liquidificador. Não deixe que isso aconteça encaixando-o sempre muito bem antes de ligá-lo.
- Para limpá-lo, bata uma mistura de água (1 copo) com detergente (1 colher de chá). Depois, separe o fundo do copo e lave cada peça.
- Troque periodicamente o anel vedador de borracha.
- A batedeira merece os mesmos cuidados dispensados ao liquidificador.
- O ferro elétrico deve ser limpo esfregando-se uma vela em toda sua base e passando, em seguida, um pano macio. Palhas de aço ou sapólios podem riscá-lo.
- Molhar ou deixar cair manteiga (ou óleo) no interior da torradeira é assinar seu atestado de óbito. Para tirar as migalhas acumuladas dentro dela, simplesmente vire-a de cabeça para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...