segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Temperos Secos-Parte 1

O segredo de uma boa receita está nos temperos, esses produtos valorizam o sabor natural de um prato, os temperos também chamados de condimentos, são encontrados em formas de ervas, sementes, flores e bulbos, secos ou frescos. Quando usados com cuidado, combinando a quantidade certa e o uso adequado eles transformam a culinária numa verdadeira arte.
Esses temperos secos são encontrados em feiras livres e supermercados.
Cardamomo – Usados em pães e maçãs assadas, substituindo a canela. Enriquece a salada de frutas e sopa de ervilha.


Alecrim – Indicado para temperar assados, cozidos, sopas, legumes e molhos. Nas carnes, deve ser esfregado na superfície, e, em aves também por dentro.
Orégano – Usado para molho de tomate, saladas, legumes cozidos, aves, carnes e peixes assados.

Coentro – Usado no preparo de pães, picles e nos assados de porco e de peixe. Muito comum na comida baiana.
Macis – É a parte externa da noz-moscada, deve ser usada com cuidado porque é um tempero muito forte. Combina  bem com cravo, gengibre, canela e pimenta da Jamaica. Pode ser usado em bolos, biscoitos, peixe assado ou cozido e no suco de tomate.

 
Sálvia – As folhas de sálvia, secas ou em pó, são usadas para carne assada, recheios, massa e pode substituir o louro em cozidos.


Manjericão – É usado no preparo de peixes, frutos do mar, carnes de vaca, porco e vitela, saladas, legumes principalmente o tomate e para aromatizar o vinagre.


Açafrão - Tempero de aroma suave e que da coloração ao prato, indicado para doces, bolos, risotos, peixes, frangos e frutos do mar.



Pimenta-do-reino – Em pó, ela é usada praticamente em todos os tipos de prato, em grãos também é conhecida como pimenta-negra, e entra no preparo de conservas.


Pimenta-vermelha – Conhecida como pimenta-calabresa, é muito picante e deve ser usada com moderação. Indicada para o preparo de molho de tomate.
Pimenta-da-jamaica – Combina com conservas de legumes, patês, carnes, berinjela e cenoura.



Pimenta-branca – Menos picante que a pimenta-negra, combina com maionese, molhos brancos, sopas claras e peixes. Usada também no tempero de saladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...