domingo, 4 de março de 2012

Alimentos saudáveis e Alimentos perigosos

Alimentos saudáveis



Para seguir uma boa alimentação, é essencial escolhermos os alimentos certos. Prefira os que são pobres em calorias e com baixo teor de gordura. Selecionamos alguns e citamos as suas principais características.
Alface
Devido ao seu alto teor de água, a alface é uma verdura pouco calórica, só contém cerca de 15 cal. Em cada 100 g. É um alimento rico em potássio, vitaminas e sais minerais. De fácil digestão, é muito refrescante e diurética.
Hortaliças
As hortaliças são ricas em vitaminas e uma dose média destes legumes cozidos não representa mais de 16 cal. As variedades verdes são particularmente ricas em vitaminas C e K e são também boas fontes de vitamina E e de potássio,  contendo ainda betacaroteno, fibras, ácido fólico e tiamina.
Vegetais
Crus ou cozidos, os vegetais em geral são uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, são muito nutritivos e pouco calóricos. Veja a tabela calórica de alguns deles (por cada 100 gramas)
Agrião                                                  21 cal.
Batata Frita                                       399 cal.
Brócolis                                                34 cal.
Cenoura                                               42 cal.
Espinafre                                             26 cal.
Vagem                                                 32 cal.
Tomate                                                23 cal.
Bananas
Por serem saudáveis e nutritivas, as bananas constituem uma refeição ligeira ideal. Contêm cerca de 75% de água, 2% de proteínas e pelo menos 20% de açúcares e são ricas em potássio, ferro e magnésio. O seu valor calórico é bastante elevado – 90 cal. por cada 100 gramas.
Laranjas
Esses cítricos contém muita vitamina C. Basta um fruto de tamanho médio para fornecer a dose diária recomendada para um adulto. São inúmeros os seus benefícios: além da vitamina C, as laranjas são ricas em tiamina, ácido fólico e contêm pectina, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol do sangue.
Não é um fruto muito calórico, possuindo 50 cal. por 100 g.
Chá
O chá é uma bebida ideal para quem pretende perder peso, pois possui um baixo valor calórico. Assim, evite juntar açúcar ou leite. Age ainda como um suave estimulante.
Ervas aromáticas
Em geral, as ervas aromáticas, por serem consumidas em quantidades reduzidas, têm pouco valor nutricional. No entanto, desempenham um importante papel numa dieta alimentar. Se você está  fazendo um regime alimentar de emagrecimento, use e abuse das ervas, pois darão um gostinho especial às comidas menos apuradas. Não use sal na alimentação, as ervas aromáticas podem substituir este condimento.
Iogurte
O iogurte é um alimento muito rico em cálcio, proteínas e vitamina B. O seu teor de gordura varia de acordo com as categorias:
Natural - Possui um valor mínimo de gordura de 3,5%;
Desnatado- Tem no máximo 0,3% de gordura.
Em média, o valor energético por cada 100 g de iogurte é de:
Desnatado                                        42 cal.
Natural                                        68/73 cal.
Aromatizado                            80/100 cal.
Água
A água é essencial para o bom funcionamento e equilíbrio do organismo. Um terço do corpo humano é composto por este líquido. É rica em sais minerais é um nutriente não energético. E não engorda.
Broto de Soja
São muito nutritivos. Isto porque, quando uma semente começa a germinar, o seu teor de vitamina C aumenta 600 vezes! Os grãos de soja devem ser cozidos antes de ser consumidos para destruir as proteínas tóxicas que contêm.
Tofu
O tofu, ou queijo de soja, tem um elevado teor protéico, um teor muito baixo de gorduras saturadas e é inseto de colesterol. O tofu cozido ao vapor é uma boa fonte de cálcio e fornece quantidades razoáveis de vitamina, fósforo e ferro.
Uma porção de 100 g de tofu cozido ao vapor contém cerca de 73 cal.
Cereais Integrais
Os cereais são os componentes básicos da alimentação humana. Consumidos especialmente através do pão, são uma fonte importante de minerais, vitaminas, hidratos de carbono e fibras.
Sucos de Fruta
Os sucos de fruta são uma boa fonte de vitamina C. Os melhores são os preparados em casa, à base de polpa de frutas frescas. No entanto, a elevada acidez e os açúcares sentidos nas frutas podem contribuir para o aparecimento de problemas nos dentes e nas gengivas. Para se ter uma ideia veja aqui os valores calóricos para cada 100 ml de suco:

Abacaxi                                               51 cal.
Laranja                                                50 cal.
Limonada                                           40 cal.
Papaia                                                 44 cal.
Manga                                                64 cal.
Maçã                                                   52 cal.
Melão                                                 31 cal.
Morango                                            36 cal.
Tomate                                               23 cal.
Alimentos Perigosos

Podem ser deliciosos e com aspecto tentador, mas, durante uma dieta de emagrecimento, evite-os a todo custo.
Presunto
Ao contrário do que se pensa, o presunto é uma carne magra, se for retirada a gordura que a envolve. Sem a gordura exterior, 100 g de presunto fornecem uma média de 195 cal. No entanto, deve ser consumido com moderação por pessoas que sofrem de pressão alta ou estiverem fazendo uma dieta com baixo teor de sal.
Linguiça
Em todas as suas variedades, as linguiças têm um elevado teor de gordura e sal, embora também forneçam proteínas. Prefira as linguiças de frango às de porco e, se possível, consuma, preferencialmente grelhadas.
Queijo
O queijo deve ser consumido com moderação, pois alguns tipos são muito ricos em  gorduras saturadas. Por outro lado, este alimento fornece proteínas valiosas, cálcio e vitamina B12. Como a maioria das pessoas obtém esta vitamina da carne, o queijo pode ser um importante alimento em uma dieta vegetariana. É um alimento muito calórico.
Sal
O sal, quando ingerido em excesso, pode causar problemas de saúde, devido a doses excessivas de sódio. A dose diária recomendada deste nutriente não deve ultrapassar os 6 g por pessoa. Atualmente, consomem-se em média 9 g. Muitos alimentos contêm sal ou outras formas naturais de sódio. No entanto, nos produtos industrializados, são adicionadas quantidades substanciais de sódio, sobretudo como tempero e conservante, o que pode ser prejudicial à saúde e ao regime.
Bebidas Alcoólicas
As bebidas alcoólicas são consideradas por muitos como benéficas para saúde. O consumo moderado está associado a um menor risco de doença coronária em pessoas de idade. No entanto, são muito calóricas:
Por 100 ml:
Aguardente                                       280 cal.
Cerveja                                                 29 cal.
Conhaque                                          243 cal.
Vinho 12                                              67 cal.
Whisky                                               252 cal.
Sorvetes
Os sorvetes são ricos em cálcio, vitamina A, B2 e B12, mas têm como inconvenientes o fato de terem um elevado teor de açúcar e de gordura. Apesar de má fama, uma casquinha ou uma bola normal podem fornecer apenas 130 a 150 cal.
Chocolate
Do ponto de vista nutritivo, o chocolate contém algumas proteínas, quantidades variáveis de açúcar e acertos minerais. Por ser rico em gordura (cerca de 30% do seu peso), este alimento tem um alto teor calórico – aproximadamente 500 cal. por 100 g.
Se ingerido em excesso, o chocolate contribui para o aumento do peso.
Café
Além de muito rico em cafeína, o café contém pelo menos mais 300 ingredientes ativos, dos quais apenas um deles, a niacina, possui valor nutritivo. O café atua como um laxante e diurético suave e é estimulante. Quanto ao valor calórico, 100 ml de café com açúcar têm 51 cal.
Mas atenção! Abusar de café pode resultar em hiper-nervosismo, insônias, agitação, palpitações, náuseas e inapetência.
Embutidos
Em todas as suas variedades, os embutidos têm habitualmente um elevado teor de gordura e de sal, embora também forneçam proteínas. Em geral, têm menor valor nutricional do que a carne fresca, mas a mesma gama de nutrientes. Fica o valor calórico de alguns embutidos, por 100 g:
Salsicha Viena: 330 cal.
Chouriço: 600 cal.
Mortadela: 330 cal.

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