domingo, 22 de abril de 2012

Organizando a cozinha - parte 1

Por maior que seja sua cozinha, não há espaço para guardar tudo com perfeição! Quanto mais espaço se tem, mais coisa se acumula.
Se você gosta de ir à cozinha, nem que seja de vez em quando, posso perguntar sem medo de errar: quantos utensílios você já comprou e nunca usou?
Tente ser realista. Se falta espaço, desfaça-se de tudo o que não é usado, que não tem utilidade. Na cozinha há coisas que são utilizadas muito esporadicamente; no entanto, são pertences de valor. Mas não há necessidade de inúmeras peças para cumprir a mesma função. Seja exigente. A organização está ao alcance de todos, desde que haja empenho e modificação de rotina e valores.
Fruteira à vista
Uma fruteira à vista pode ser um bom hábito para estimular as crianças que não gostam de comer frutas. Invista em pelo menos um produto de limpeza com cheiro agradável, ou tenha um odorizador de ambiente para sua cozinha. O bom cheiro reforça o aspecto de limpeza. Tenha sempre pano de prato próximo à pia para evitar que se lave alguma coisa e saia com a mão pingando água pelo chão, pois, em seguida, pode entrar alguém, ou você mesmo acaba pisando, e seu piso começa a ficar com aspecto de sujeira. A cozinha não só deve estar sempre limpa como também deve parecer limpa.
O lixo
Hoje em dia, todos já temos o hábito de reciclar, inclusive, isso já é exigência de alguns condomínios; portanto, tenha dois ou mais cestos de lixo, de acordo com o tipo de reciclagem que faz. Cole etiquetas adesivas pelo lado de fora, identificando o tipo de lixo, ou compre cestos de cores diferentes para que todos os membros da família possam seguir as regras de reciclagem. Observe tudo o que deve ser jogado no lixo orgânico, pois talvez aqueles lixinhos pequenos de deixar em cima da pia já não sejam mais a melhor opção. No entanto, se esse for o caso, deixe-o afastado dos alimentos, para evitar contaminação.
Temperos e panelas
Os temperos e as panelas devem estar próximos ao fogão. Pode-se utilizar um porta-tempero de parede, ou mesmo deixá-los numa cestinha ao lado do fogão, ou embaixo da pia, mas sempre juntos, para evitar a situação de estar cozinhando e não encontrar o que deseja, e então abrir uma unidade nova do que está precisando. O importante é que estejam bem fechados, para evitar atrair insetos ou que haja qualquer tipo de contaminação.
 Adquira vidros próprios para temperos ou mesmo reaproveite potes de geleias ou algo semelhante, mas é preciso que sejam vidros, pois os recipientes plásticos podem interferir no sabor do tempero.
Panelas devem estar sempre próximas ao fogão. Caso seu espaço seja limitado, empilhe as panelas separadas das tampas, com as mais usadas sempre na frente. Os recipientes plásticos devem ser guardados abertos, mesmo que estejam secos, pois esse tipo de material adquire cheiro. Os copos devem ser armazenados num lugar fácil de manusear, os menores na frente e os maiores atrás. Lembre-se que os copos de uso diário, independente do tamanho, devem ficar na frente. Copos de plástico, se forem empilhados, devem tomar um ar antes de serem usados, para evitar mau cheiro.
Talheres e gavetas
Observe todos os tipos de talheres que tem e então decida quantas gavetas serão necessárias e que tipo de divisória comprar. Meça suas gavetas, pois atualmente existem organizadores para gavetas de cozinha de vários tamanhos e tipos. Esse é um item fundamental. Gavetas com divisórias não é mais um luxo para poucos, mas sim uma necessidade para todos. Gavetas bem organizadas estarão sempre mais limpas e proporcionarão que se encontre com agilidade tudo de que se necessita. Isso fará com que no dia em que você receber aqueles amigos para jantar em sua casa, você poderá estar lá na sala e pedir à sua amiga que foi buscar algumas coisas na cozinha: “Por favor, você pode me trazer uma espátula de patê, com cabo verde, que está no fundo da segunda gaveta da esquerda?”. Você saberá onde está cada coisa da sua casa.

Fonte: Bagunça Organizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...