domingo, 15 de abril de 2012

Organizando o quarto de criança


Essa seria uma das áreas mais complicadas de uma casa para se organizar, há muitos brinquedos, livros, materiais, roupas, etc.
A melhor opção é ter um quarto apenas para dormir e outro para estudar e brincar. A segunda opção é organizar tudo num mesmo ambiente. Independente disso o princípio é o mesmo.
Separe o que pretende doar, descartar e guardar Faça isso de preferência na presença da criança e peça ajude a ela, assim ela vai aprendendo a descartar ou doar o que não irá usar.
Evite guardar as roupas junto com os brinquedos, pois enquanto as crianças estão brincando e manuseando os brinquedos, podem estar suadas e com as mãos sujas, o que pode sujar ou deixar as roupas com mau cheiro.
Quanto aos materiais escolares, é importante que tenha um lugar reservado para eles. A disciplina no período escolar começa em casa, é claro que precisamos levar em consideração a personalidade, as tendências e as facilidades de cada um. No entanto, o cumprimento de deveres é importante para qualquer área de atuação.
Proporcione a seu filho um local organizado e agradável para estudar e fazer seus afazeres. Procure ter uma escrivaninha, de preferência com gavetas para que todo o material esteja guardado e bem conservado, para que eles façam suas lições de casa e estudem.
É importante fazer uma lista de materiais que deverão estar disponíveis para a lição das crianças em casa. O ideal é que eles não mexam no estojo da escola que fica na mochila ou na mala, dessa forma não correrá o risco de esquecer em casa. Oriente, dessa maneira, as crianças estarão adquirindo esse bom costume, até que um dia começarão a fazer isso sozinhas.
Lista de materiais para lição de casa:
- lápis de cor
- lápis preto
- giz de cera
- canetinha
- tesoura sem ponta
- cola em bastão
- régua
- durex
- borracha
- apontador
- canetas
- papel sulfite
- caneta marca texto
Deixe tudo de uma maneira prática para ser usado, e de forma que seja fácil de guardar tudo depois que terminarem os deveres.
Quanto aos brinquedos, selecione o que a criança brincará e doe o que já passou da faixa etária dele.
Para guardar os brinquedos, utilize uma prateleira, um armário de aço, ou caixas. Escolha o tipo e o tamanho que mais se adapte em sua casa.
Os jogos podem ficar em suas próprias caixas, empilhadas da caixa maior para a caixa menor.
Roupas de bonecas também, todas juntas. Procure deixar ao alcance das crianças aquilo com o que eles mais brincam e que não apresentam perigo.
Mesmo aproveitando prateleiras, as caixas, baús e cestas são ótimos para organizar os brinquedos, e as crianças aprendem a organizar suas coisas e a manter seu espaço em ordem.
Ensine seu filho a guardar os brinquedos depois que brincarem, assim aprenderá aos poucos a manter o seu cantinho organizado.
Para organizar o armário de roupas, siga os mesmos passos para o armário do quarto de adulto.
Lembre-se apenas de deixar todo o uniforme junto. Em caso de uniformes específicos, deixe junto com o resto do uniforme, pois facilitará na hora de se arrumar e evitará esquecimentos.
No caso de um mesmo armário para mais de um filho, procure dividi-lo em partes diferentes para cada filho. Isso incentivará que cada um cuide do que é seu.

Fonte: Bagunça Organizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...