sábado, 2 de junho de 2012

OVOS - Parte 1


Como saber se os ovos estão bons para consumo?
Coloque o ovo num copo com sal, se ficar parado no fundo é fresco, se boiar, jogue fora, é um ovo impróprio para consumo.
Algumas dicas de como prepará-los:
QUENTE: Coloque o ovo numa panela com bastante água fervente, em ponto de ebulição. Espere três minutos e retire o ovo.
Coloque num porta ovos e sirva em seguida. Abra o ovo, quebrando levemente a casca da ponta com uma colher e descasque com as mãos. A gema deve estar líquida e a clara com uma consistência gelatinosa. Você pode comer com sal ou com pimenta do reino.
MEIO COZIDO: Siga o procedimento anterior e calcule três minutos a mais de cozimento. Retire da panela, passe na água fria para que solte melhor a casca. A clara fica firme e a gema mole.
FRITO: Coloque o óleo numa frigideira e deixe aquecer bem. Quebre o ovo sobre um prato ou pires para saber se está fresco, coloque na frigideira e tempere com sal somente a clara, para evitar que se formem manchas esbranquiçadas sobre a gema. Com uma colher, vá despejando o óleo da frigideira sobre a clara até que adquira uma consistência sólida. Sirva em seguida.
MEXIDO: Coloque um pouco de óleo na frigideira. Retire do fogo e coloque o ovo, já temperado com sal. Misture ligeiramente sem bater. Volte a colocar no fogo baixo e mexa constantemente com uma colher. Quando estiver com uma consistência cremosa, pode acrescentar um poço de creme de leite para que o ovo mexido fique mais fofo.
POCHÊ: É o ovo frito na água. Quebre o ovo num pires, leve vê ao fogo uma panela com água, vinagre e sal, deixe ferver. Diminua a chama e coloque delicadamente o ovo na água. Deixe cozinhar por 3 minutos, até que a clara adense e cubra a gema. Retire o ovo com uma escumadeira e mergulhe numa tigela com água fria. Retire e coloque sobre um pano para secar. Sirva.
OMELETE: Bata 4 ovos e lembre-se quanto mais bater mais fofa a omelete fica, tempere com sal e pimenta-do-reino se preferir. Aqueça a frigideira com uma colher de óleo e despeje os ovos, mantendo o fogo forte. Com um garfo, levante as bordas, para evitar que queimem e que o ovo fique cru no centro. Incline a frigideira e vire a omelete, dobrando-a pelo meio. Não deixe cozinhar demais. A parte superior, antes de virar, deve estar cremosa. Para tirar do fogo, vire a frigideira sobre o prato em que for servir.
Fonte: Almanaque de cozinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...