sábado, 8 de setembro de 2012

QUEIJOS


Conheça alguns tipos de queijos:

Tipos de Queijos Franceses
Brie
Aclamado como um dos melhores queijos do mundo, o brie é conhecido por sua superfície branca e interior cremoso. Duas famosas variações de queijo brie são: Brie de Meaux e Brie de Melun. O primeiro tem textura macia, mas firme (sem derreter), aroma e sabor de cogumelos. Quando está bem curado, tem sabor forte, mas não picante. O brie de Melum tem sabor mais pronunciado e é mais salgado. Quando curado, sua textura quase derrete, e seu sabor fica mais forte.

Camembert
Há mais de dois séculos, a vida na cidade de Camembert, na região francesa da Normandia, gira em torno de seu famoso produto. É um queijo de leite de vaca, tem uma massa mole, cremosa, de cor amarelo clara, coberto de uma crosta muito fina.

Chèvres
Feito de leite de cabra e macio. Há algumas opções temperadas ou maturadas.

Emental Grand Cru
O emental é um queijo típico da Suíça, mas os franceses também produzem uma variação sofisticada do produto, o emental grand cru, com sabor mais adocicado que o emental tradicional.

Reblochon
É um queijo tradicional das montanhas da Savoie, situadas entre a França, a Suíça e a Itália. A origem do seu nome vem do dialeto da Savoie "reblochi", que significa "ordenhar mais uma vez". Ele é fabricado com leite integral orgânico pasteurizado de vaca. Após 4 semanas de maturação, apresenta uma pasta de cor marfim, fina e lisa, com furos redondos e brilhantes.

Roquefort
Queijo de leite de ovelha, fabricado em Roquefort (região de Aveyron). Tem um sabor delicado, mas picante. A sua massa tem miolo de pão bolorento, o que lhe confere característicos veios esverdeados.

Saint-Paulin
Fabricado com leite pasteurizado e caracteriza-se por sua cremosidade e delicadeza, mantendo a forma e firmeza que lhe permitem fácil conservação. Geralmente consumido como aperitivo, acompanhando bebidas quentes ou geladas.

Cantal
Queijo bem curado, aromático e meio duro, típico da região de Auvergne. Além de fabricar as melhores marcas de água mineral da Europa, o lugar produz esse que é o queijo ralado mais consumido pelo povo francês. Feito com leite aromatizado, é o ingrediente básico do aligot - purê de batatas e queijo temperado com alho, prato típico da localidade.

Comté
Queijo francês duro, parecido com o suíço gruyère, dá bons resultados depois de derretido e é muito usado em foundues.

Tipos de Queijos Ingleses
Cheddar
É um queijo amarelo pálido, com sabor pronunciado, originário da vila inglesa de mesmo nome.

Cottage
É uma coalhada de queijo com sabor suave. Drenado, mas não prensado, então fica algum soro de leite.

Tipos de Queijos Holandeses

Edam
É um queijo que é tradicionalmente vendido como esferas com interior amarelo claro e camada vermelha ou amarela.

Gouda
É feito de leite de vaca que é cultivado e esquentado até que a coalhada separe-se do soro.

Tipos de Queijos Suíços
Emmental
É um queijo amarelo, duro e com grandes buracos característicos. Ele tem um sabor picante mas não muito forte. Geralmente é conhecido apenas como queijo suíço.

Gruyère
É amarelo e feito de leite de vaca. Ele é duro, levemente salgado e picante. Quando totalmente maturado (três a doze meses) tende a ter pequenos buracos.

Tipos de Queijos Italianos

Gorgonzola
É um queijo com riscos azuis, feito de leite de vaca. Ele pode ser firme ou amanteigado, esfarelento e bem salgado.

Mussarela
É um queijo fresco italiano feito de leite de búfala ou de vaca.

Parmesão
É feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade.

Provolone
É um queijo de leite integral de vaca com uma pele macia.

Ricota
É um queijo italiano feito do soro resultante da fabricação de queijos como mussarela e provolone. O Ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve.

Tipos de Queijos Brasileiros
Os queijos do Brasil incluem:

Queijo de Minas, Prato, Estepe, Bola e Reino (esféricos), Catupiri e Requeijão.

Fonte: Matéria compilada de produções de Alma C. e S.M. colaboradoras C&Cia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...