sábado, 12 de janeiro de 2013

Conhecendo melhor as batatas


batata  é um alimento rico em vitaminas C e B6, cobre, manganês e fibras alimentar. Já a batata doce tem uma porcentagem baixa em calorias e não possui gordura. Esse alimento é ideal para a produção de energia, por conter bastantes carboidratos.
A energia produzida pela batata se armazena como glicogênio nos músculos e no fígado, onde funcionam como uma grande fonte para aguentar os exercícios prolongados.

Os benefícios da batata para a saúde

A batata é benéfica para cura de úlceras de estômagos e até mesmo para hemorroidas, graças ao seu alto excesso de fibras. Elas podem ajudar na prevenção do câncer nas glândulas e nos órgãos com tecido epitelial.
Esse alimento é um excelente cardápio para as pessoas que possuem diabete, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, a resistência, ataques cardíacos e derrames.
O teor de potássio que contem no alimento, ajuda na manutenção do equilíbrio de fluidos e até mesmo nos eletrólitos nas células do corpo.

Tipos de batatas de acordo com sua utilidade

Batatas para fritar:


Atlantic – Essa batata tem uma forma oval, com polpa branca, sua casca é áspera. São ótimas para fritar como “chips” ou até mesmo em rodelas.

Asterix – Sua forma é oval e comprida, com casca vermelha e sua polpa tem a cor amarelo claro. Essa batata é mais utilizada para fritar em palitos, é muito saborosa e pode ser congelada.

Bintje – Tem uma forma alongada, sua casca é amarela, a polpa é amarela clara e possui um sabor neutro. Esse tipo de batata pode ser cozido ou até mesmo frita.

Batatas para cozinhar ou assar:



Ágata – Possui um formato oval, sua casca tem cor amarela e a polpa é clara.

Monalisa – Tem um formato oval alongado, com polpa amarela clara e sua casca também é amarela. Ela fica com uma consistência firme ao cozinhar.

Mondial – O seu formato é comprido de casca amarela e sua polpa é de um tom amarelo claro. Após o preparo esse tipo de batata tem um grande rendimento, geralmente são usadas para fazer purês.

Doce – É uma batata comprida, com casca vermelha escura, sua polpa é branca e cremosa. Possui um sabor adocicado, é rica em vitamina A.

Barôa – É conhecida como mandioquinha-salsa, com um formato fino e comprido, com casca e polpas amarelas. Seu sabor é bem acentuado, é ideal para purês.

Yacon – Essa batata é muito parecida com o doce, sua casca é marrom. Ajuda a controlar os altos níveis de glicose no sangue.

Araucária – É alongada, com polpa e casca amarelas.

Baraka – Possui um formato oval, com polpa e casca amarelas claras. Pode ser utilizar para frituras também.

Elvira – Tem um formato alongado, sua polpa e casca são amarelas.

Fonte: Almanaque da Cozinha

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