domingo, 17 de novembro de 2013

Como higienizar frutas, legumes e verduras


Você tem o hábito de higienizar as frutas, legumes e verduras antes de consumi-las? Se a resposta for não, saiba que você está correndo grandes riscos de contaminação por micro-organismos. A nutricionista Elisângela Coronel, uma das fundadoras do Projeto Cozinha e Nutrição, nos explica como os alimentos devem ser lavados e conservados. Confira!
Os riscos de contaminação com alimentos estão diretamente relacionados à presença destes seres microscópicos (microorganismos). Mesmo os alimentos adquiridos em feiras ou bancas de produtos orgânicos, correm o risco de contágio com estes pelo próprio cultivo, em seu transporte, no armazenamento e, muitas vezes, na má manipulação desse produto.
Se esses legumes ou vegetais passarem pelo processo de cozimento, os riscos diminuem sensivelmente, pois o calor nesse processo elimina os microorganismos nocivos. Por isso, a maneira mais adequada e segura é a higienização de todo e qualquer legume, fruta ou vegetal que venhamos a consumir. Uma das melhores formas de higienização de frutas, legumes e verduras é através do uso do hipoclorito de sódio e do bicarbonato de sódio.
Desse modo, você evitará a presença de microorganismos maléficos à saúde.

Uso de hipoclorito 

Você sabia que a melhor forma de higienização de frutas, legumes e verduras, e assim, evitar a presença de microorganismos maléficos à saúde e de resíduos de agrotóxicos, é através do o uso do hipoclorito de sódio e do bicarbonato de sódio? 
Isso porque, o cloro contido no hipoclorito de sódio mata a maioria das larvas e bactérias, enquanto a higienização com o bicarbonato de sódio pode eliminar de 80% até 90% dos resíduos de agrotóxicos, contidos nas frutas, verduras e legumes.

Veja algumas dicas para evitar a contaminação: 

Lavagem de frutas, legumes e verduras

Primeiramente, selecione os vegetais, escolhendo as folhas e realizando a retirada das folhas estragadas. Retirar as folhas mais externas dos vegetais ajuda a reduzir consideravelmente a carga de agrotóxicos que essa planta recebeu. Lave bem folha por folha em água corrente, retirando terra e sujeiras, retirando a casca se possível após o cozimento.
Após, lave em água corrente as verduras. Caso haja sujeiras difíceis de serem retiradas, use uma escovinha, a mesma deve ser depois muito bem higienizada, pois pode ser um foco de contaminação. Em uma vasilha grande faça uma solução utilizando água sanitária (hipoclorito de sódio) na seguinte proporção: para cada litro de água acrescente uma colher de chá de hipoclorito.
As frutas rasteiras e folhas consumidas com a casca devem ser lavadas novamente, colocando em uma solução de água com bicarbonato de sódio, usando para cada litro de água uma colher de bicarbonato. Deixe de molho nessa solução por 25 minutos. Esse tempo é suficiente para diminuir os resíduos de agrotóxicos. Após esse processo seus vegetais podem ser lavados e consumidos.

Uso da água sanitária, proporção e tempo

Todas as frutas, verduras e legumes devem ficar imersos em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de sódio), por 15 minutos. Depois disso, elas devem ser lavadas com muita água corrente. Por eliminar a maioria das larvas e bactérias, o cloro é uma opção mais segura, porém, seu cheiro residual acaba permanecendo nos alimentos, apesar da lavagem com água corrente.

Utilização de vinagre na higienização de frutas, verduras e legumes



O vinagre também pode ser utilizado na higienização dos vegetais. Recomenda-se utilizar duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. Deixe as verduras e as frutas mergulhadas nesta solução por 30 minutos. Se nessas frutas, legumes ou verduras existirem larvas vivas, o vinagre não irá matá-las, mas fará com esses se soltem das folhas. Portanto, recomenda-se que outros processos de higienização devem ser realizados após.

Fonte: Cozinha e Nutrição

Siga nossa página no facebook: https://www.facebook.com/baguncaorganizadalondrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...