domingo, 5 de janeiro de 2014

Comece o ano planejando

1) Guarde um valor X fixo mensalmente
- Estipule uma parte do seu salário (uns 20%) e comprometa-se a depositá-la em uma conta poupança. O seu futuro financeiro começa por essa decisão

2) Não compre por impulso
- Jamais adquira um produto apenas porque ele está em oferta. Siga seu planejamento e adquira aqueles produtos de que você realmente necessite.
- Se você ver algo e surgir o desejo de comprar, espere pelo menos 48 horas antes de fazê-lo. É tempo suficiente para decidir se é algo que você realmente precisa e não apenas uma compra por impulso.

3) Faça uma lista de suas despesas
- Colocando tudo na ponta do lápis, você poderá facilmente identificar quais despesas estão minando com mais vigor o seu orçamento pessoal e reordenar suas prioridades.

4) Não use cartões de crédito / cheque. Compre à vista!
- Os cartões de crédito são uma forma de facilitar a compra, logo, de comprar por impulso. Comece a pagar a vista, pois evitará as compras impulsivas.
- Levante certa quantia de dinheiro por semana e apenas use essa quantia para fazer as suas compras, acabou Espere até à próxima semana!
- Faça um planejamento daquilo que você pretende adquirir e guarde ou invista o dinheiro até que possa comprar à vista. O preço será naturalmente menor e você ainda terá condições de barganhar uma redução.
- Se realmente precisar ter cartão de crédito, tenha apenas um ao invés de dois, três, ou mais.
- Se você não tem autocontrole, sugiro que não tenha cartão de crédito. De outra forma, poderá aprender lições das piores maneiras e sofrer muito.
- Compras feitas em prestações comprometem seu fluxo de caixa.

5) Antes de fazer uma compra, consulte sempre alguém que considere ponderado
- Pergunte a opinião de um amigo ou familiar que considere uma pessoa poupadora e ponderada nas decisões que toma.
- Seguir os conselhos dos “gurus do mercado” para decidir sobre seus investimentos nem sempre é a melhor opção. Tome suas próprias decisões.

6) Estipule metas financeiras.
- Estipule metas de curto, médio e longo prazo. Escreva num papel as coisas que você quer conquistar, e comece a se mover em direção a elas. Com metas claras e definidas você poderá focar sua vida e saber se você está vivendo realmente como planejou ou se sua vida está empacada.

7) Tenha planos para o futuro
- A partir do momento em que você estabelece objetivos para o seu futuro – tais como uma viagem de férias, um plano de aposentadoria ou a compra de uma casa – você se motiva a gastar menos no presente. Consequentemente, haverá uma razão mais forte para economizar, o que contribuirá para aumentar suas chances de fazer sobrar dinheiro no final do mês.

Conclusão

Tudo o que é medido é melhor controlado. Inclusive o dinheiro.
Que tal começar a escrever o futuro com atitudes diferentes, agora mesmo?

Fonte: Poupar

Siga nossa página no facebook: https://www.facebook.com/baguncaorganizadalondrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...