domingo, 29 de março de 2015

Algumas dicas de como conviver com pessoas desorganizadas

CONVERSEM SOBRE ISSO

Ignorar o problema não irá resolvê-lo. Vocês precisam enfrentá-lo com honestidade e muito respeito. A verdade é que confusão e bagunça podem causar a sensação de ansiedade e estresse em pessoas que são naturalmente organizadas. Do outro lado, ter alguém que está constantemente importunando você por conta de seus hábitos menos organizados pode ter o mesmo efeito estressante. Separe um tempo para conversar em um lugar neutro (que não seja a moradia em questão) para falar sobre os deveres e objetivos que os dois têm para a casa. Reconheça que a opinião de cada um é válida e que o comprometimento é mais do que necessário.

DEFINA O QUE É BAGUNÇA E O QUE É SUJEIRA

Sujeira e bagunça não é a mesma coisa. Na sujeira há lixo, restos de comida, mau cheiro ou roupas encardidas. A sujeira é nojenta e pode trazer doençasinfestações. A bagunça, por sua vez, é certa desordem, como ter objetos guardados nos locais errados. Pessoas organizadas normalmente combinam esses dois termos quando estão acusando alguém, mas eles são realmente diferentes e é importante destacar isso. É completamente compreensível e necessário ter regras sobre o lixo ou escalas de limpeza. Porém, quando tratamos de bagunça ou desordem o comprometimento é realmente necessário.

ELABORE UM COMPROMETIMENTO

Comece por descrever a sua casa ideal. Você poderá se surpreender ao descobrir que você e seu colega bagunceiro possuem objetivos similares. Nesse ponto, o diálogo é fundamental. O que acontecerá quando alguém estiver no meio de um projeto ou na semana de provas? Quais são os deveres de cada um? Quais são as tarefas diárias, semanais e mensais? Você não precisa estabelecer regras em questões de segurança e saúde, mas provavelmente irá querer deixar claro como a sala deve ser arrumada ou qual é o local certo para guardar toalhas e utensílios domésticos.

USE FOTOS E LISTAS

Algo que pode ser realmente útil é ter fotos de como os quartos devem estar quando estiverem arrumados. Listas de limpeza também são ferramentas muito práticas, uma vez que a rotina tenha se estabelecido. As expectativas de todos ficam alinhadas, não conforme os gostos pessoais de um único indivíduo, mas como o combinado expresso na foto ou em listas.

RESPEITE OS ESPAÇOS INDIVIDUAIS E PESSOAIS

As áreas comuns como a cozinha, sala de estar ou escritório devem ser limpas e organizadas com certa regularidade e estilo. Os espaços pessoais, por outro lado, devem ser tratados de forma diferente. Eles não devem ser sujos, mas o nível de bagunça é um pouco mais flexível, conforme o combinado pelos colegas ou família.

NÃO IMPORTUNE

Conviver com alguém desorganizado não é fácil. Da mesma forma, ter alguém ao seu lado que critica e censura o tempo todo é muito difícil. Para que a convivência funcione, as pessoas devem ser calmas e tolerantes. Desenvolva acordos e se apegue à eles. Crie seu próprio santuário onde o controle é apenas seu. Mesmo se for apenas uma prateleira, sua cama ou quarto, você pode manter esse espaço exatamente como gostaria. Reconheça que o sentimento de conforto que você sente ao estar em um ambiente organizado pode ser exatamente o mesmo que seu colega desorganizado sente quando está no meio de sua bagunça.


Curta nossa página no Facebook: Bagunça Organizada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...