segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Sushi: Curiosidades

Segundo pesquisa, o sushi é um dos pratos preferido do brasileiro. Veja curiosidades

9sushi
Crédito: Divulgação
TÓQUIO (IPC Digital) – O site ‘Groupon’ fez uma pesquisa na área gastronômica. E para a maioria dos brasileiros, o favorito é o churrasco, mas logo em segundo lugar: o sushi, em terceiro ficou a feijoada. O sushi, é um dos pratos típicos da culinária japonesa. De acordo com a pesquisa, o prato faz sucesso em outros países da America Latina: na Argentina, Chile e México. Aproximadamente 5000 pessoas participaram do estudo.
E o site ‘The Daily Meal’ divulgou curiosidades sobre o sushi, que faz sucesso em vários lugares pelo mundo.
O peixe cru e arroz são um dos ingredientes principais, mas no século VIII, o arroz era utilizado somente para conservar melhor o peixe. Quando salgavam, deixavam uma camada de arroz. Mas, antes da preparação do peixe, era deixado de lado.
1sushi
Apenas na década de 80 que os japoneses adicionaram o salmão na preparação dos sushis (e outros pratos). Os noruegueses que apresentaram o peixe aos asiáticos. Apesar do peixe estar sempre presente na culinária do Japão, o salmão chegou recentemente.
2sushi
Uma das variedades do sushi, é o temaki, em forma de cone. O arroz com peixe em cima, servido em uma tigela, é outro tipo de sushi: o chirashi.
10sushi
É possível que o sushi seja o primeiro fast food. Por volta de 1800, centenas de restaurantes surgiram no Japão com o objetivo de oferecer comida rápida e produzida em grande escala. Na preparação, para garantir a preservação do peixe, marinavam em molho de soja. Para quem associa fast food somente a hambúrguer, pode incluir o sushi também.
O ideal na hora de consumir o sushi é com as mãos e em apenas uma mordida.
8sushi
O arroz é temperado com um vinagre especial. E tem o ponto certo, ‘pegajoso’ e não pode desmoronar. Entre várias adaptações, o sushi feito com arroz por fora e alga por dentro surgiu nos Estados Unidos, por isso o nome ‘California Roll’.
5sushi
Outra variação que o sushi teve nos Estados Unidos, foi o sushi com a troca de atum pelo abacate. Dizem que a fruta tem a textura parecida com a do peixe.
3sushi
Para amenizar o cheiro forte do peixe cru, trata-se com sal e vinagre. E serve para regular a coloração e umidade do peixe.
Apesar de não ser em todos os países, alguns lugares pedem para que o peixe seja congelado antes da preparação. Não altera o sabor, é para ajudar no combate de parasitas que podem ter no peixe (no caso, os nematoides).
6sushi
Fonte: Revista Exame

Curta nossa página no Facebook: Bagunça Organizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...