domingo, 22 de janeiro de 2017

25 Alimentos à Base de Soja


Como uma fonte versátil de alimentos, a soja é um dos melhores alimentos a serem consumidos. Embora possa ser consumida inteira após ser cozida ou assada, a maioria dos grãos de soja são transformados em uma grande variedade de alimentos.
Além disso, um grande número de alimentos que as pessoas utilizam no dia a dia podem conter soja, como o óleo de soja, muitas vezes chamado de óleo vegetal, a lecitina concentrada de proteína de soja, entre outros. Abaixo confira a lista dos alimentos ricos em soja mais comuns encontrados no mercado e consumidos pelas pessoas.

Onde encontrar alimentos ricos em soja

Os alimentos à base de soja mais populares, tais como tofu, alternativas à carne, molho de soja, farinha de soja e óleo de soja podem ser encontrados em supermercados. Porém, em lojas de produtos naturais você poderá encontrar uma maior variedade de alimentos à base de soja. As lojas de produtos asiáticos contêm a maior parte desses alimentos utilizados na Ásia Oriental. Vários produtos, como a farinha de soja texturizada, texturizados concentrados de proteína de soja, amendoim de soja e manteiga de amendoim de soja, podem ser obtidos através de catálogos de venda por correspondência.

Os alimentos à base de soja mais populares

A soja é originária da China e já é conhecida há mais de 5 mil anos. Ao longo dos anos ela foi disseminada por outros países e tornou-se um produto bastante conhecido e passou a integrar a dieta de milhares de pessoas, tornando-se a refeição principal dos vegetarianos.

A soja, quando embebida, produz um líquido chamado leite de soja, que é um excelente substituto do leite de vaca. O leite de soja fortificado é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade e de vitaminas do complexo B.Por trazerem inúmeros benefícios ao organismo devido às propriedades funcionais, estes alimentos à base de soja são indicados para consumo não só de vegetarianos, mas qualquer pessoa que deseja viver de forma mais saudável.

1. Leite de soja
O leite de soja é mais comumente encontrado em embalagens assépticas (não-refrigerado), mas também pode ser encontrado em galões na área de laticínios do supermercado. O leite de soja é também vendido como um pó, que pode ser misturado com água. Produtos naturalmente concentrados possuem um sabor muito melhor do que os produtos de leite de soja comercializados em mercados.

2. Tofu

Tofu, também conhecido como a coalhada de soja, é um alimento semelhante ao queijo, macio e feito através de um processo de refrigeração da soja. É um produto suave que absorve facilmente os sabores de outros ingredientes com os quais ele interage durante o cozimento. O tofu é rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas B e possui baixo teor de sódio. O tofu possui uma textura firme e sólida e pode ser utilizado em cubos em sopas, fritos ou grelhados.
O tofu firme possui o teor mais elevado de proteína, gordura e cálcio que outras formas de tofu. O tofu soft é bom para receitas que pedem tofu misturado. Já o tofu pastoso é um produto cremoso e pode ser utilizado como um substituto para o creme de leite em muitas receitas.
Ele pode servir de base para molhos, ser usado como substituto do queijo ou creme de leite e ser servido em sopas e saladas. Vários tipos de tofu podem ser encontrado em supermercados e lojas de alimentos saudáveis. O tofu também está disponível na versão em pó.

3. Edamame

A soja da edamame é colhida quando os grãos ainda estão verdes e com um sabor doce. Pode ser servido como um lanche ou um prato principal vegetariano, depois de ferver em água levemente salgada durante 15 a 20 minutos. São ricos em proteínas e fibras e não contêm colesterol. Edamame é mais frequentemente encontrada em lojas de produtos asiáticos e naturais, sem casca ou com casca.

4. Proteína vegetal hidrolisada

A proteína vegetal hidrolisada é uma proteína obtida a partir de qualquer vegetal, incluindo a soja. A proteína é dividida em aminoácidos por um processo químico chamada hidrólise ácida. A proteína vegetal hidrolisda é um realçador de sabor que pode ser usado em sopas, caldos, molhos, aromatizantes e especiarias, vegetais enlatados e congelados, carnes e aves.

5. Produtos infantis

Alimentos à base de soja infantis são semelhantes a outras fórmulas infantis, exceto que o isolado de proteína de soja em pó é utilizado como base, no lugar do leite de vaca. Os carboidratos e gorduras são adicionados para atingir um fluido semelhante ao leite materno.

6. Lecitina

Extraída a partir de óleo de soja, a lecitina é utilizada na fabricação de alimentos como um emulsionante em produtos ricos em gorduras e óleos. As lecitinas em pó podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e saúde alimentar.

7. Proteína de soja texturizada

Alimentos à base de soja alternativos à carne são a proteína de soja ou tofu e outros ingredientes misturados para simular vários tipos de carnes. Estas alternativas à carne são vendidas como alimentos congelados, enlatados ou secos. Geralmente, eles podem ser usados ​​da mesma forma, com os mesmos temperos que os alimentos que substituem.
Com tantas alternativas à carne diferentes disponíveis aos consumidores, o valor nutricional destes alimentos varia consideravelmente. Geralmente, eles são mais baixos em gordura, mas é importante ler o rótulo para ter certeza. As proteínas de soja texturizadas são excelentes fontes de proteína, ferro e vitaminas do complexo B.

8. Missô

Missô é um condimento salgado que caracteriza a essência da culinária japonesa. Os japoneses fazem sopa de missô e utilizam para dar sabor a uma variedade de alimentos e receitas. O missô é feito a partir da soja e grãos como o arroz, além de sal e depois envelhecido em tonéis de cedro por um a três anos. Devem ser mantidos bem refrigerados. Você pode usar o missô para dar mais sabor a sopas, molhos, marinadas e patês.

9. Natto

Natto é feito de grãos integrais de soja fermentados, cozidos. No processo de fermentação, a soja quebra as proteínas complexas dos grãos, portanto, natto é mais facilmente digerido do que o grão da soja inteiro. Tem um revestimento viscoso e uma textura de queijo. Nos países asiáticos, natto tradicionalmente é servido por cima do arroz, em sopas missô e também usado com legumes. Natto pode ser encontrado em lojas de produtos asiáticos e naturais.

10. Sobremesa de soja congelada

A sobremesa de soja congelada é feita a partir de leite de soja ou iogurte de soja. O sorvete de soja é uma das sobremesas mais populares feitas a partir da soja e pode ser encontrado em lojas de alimentos naturais.

11. Queijo de Soja

O queijo de soja é mais um dos alimentos à base de soja feitos a partir de leite de soja. Sua textura cremosa torna-o um substituto ideal para creme de leite ou cream cheese e pode ser encontrado em uma variedade de sabores em lojas de produtos naturais. Os produtos feitos com queijo de soja pode ser usados em pizzas e outras receitas.

12. Fibra de Soja

Existem três tipos básicos de fibra de soja: Okara, farelo de soja e fibra de isolado de soja. Todos estes produtos são de alta qualidade, de baixo custo de fontes de fibra dietética. Okara é uma fibra de polpa de subproduto de leite de soja. Tem menos proteína do que feijões de soja inteiros, mas a proteína restante é de alta qualidade. Okara tem gosto similar ao coco e pode ser cozido ou adicionado como fibra de granola e cookies. Okara também pode ser utilizada para fabricação de salsicha. Procure-o em lojas de alimentos naturais.
O farelo de soja é feito a partir de cascas, geralmente o revestimento exterior do feijão de soja, o qual é removido durante o processamento inicial. A casca contém um material fibroso, que pode ser extraído e depois refinado para uso como ingrediente alimentar. A fibra de isolado de soja, também conhecida como proteína de fibra estruturada, é a proteína de soja isolada sob uma forma fibrosa.

13. Farinha de Soja

A farinha de soja é feita a partir de feijões de soja torrados e moídos convertidos em um pó fino. Existem três tipos de farinha de soja disponíveis: a natural ou com a gordura total, que contém os óleos naturais encontrados na soja; a desengordurada, que tem os óleos removidos durante o processamento; e a lecitinada, que teve lecitina adicionada na fabricação.
Todas as farinhas de soja são ricas em proteína e ideais para o preparo de diferentes receitas. No entanto, a farinha de soja desengordurada é uma fonte ainda mais concentrada de proteína. Embora usada principalmente pela indústria alimentar, a farinha de soja pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e alguns supermercados. Ela é livre de glúten, portanto ao realizar pães com essa farinha é comum que fiquem com uma textura mais compacta. Pode ser usado como um substituto da farinha de tigo em receitas de muffins, bolos, biscoitos, panquecas e pães rápidos.

14. Grãos de soja

Os grãos de soja são semelhantes a farinha de soja, exceto que os feijões de soja foram torrados e partidos em pedaços grossos, e não moídos em pó. Os grãos de soja podem ser utilizadas como um substituto para a farinha em algumas receitas. Rica em proteínas, os grãos de soja são alimentos à base de soja que podem ser adicionados ao arroz e outros grãos.

15. Proteína de soja concentrada

A proteína de soja concentrada vem em flocos de soja desengordurados. Ela contém cerca de 70% de proteína, mantendo a maioria da fibra dietética do feijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...